domingo, 24 de janeiro de 2016

ROOT - VEJA OS PRÓS E CONTRAS AO ENRAIZAMENTO DO ANDROID

Fala fenômenos, postagem especial sobre o root (tradução raiz) ou podemos chamar "Enraizamento" vou falar um pouco sobre este temido processo usado nos aparelhos Androide para alguns é algo temido, sinal de medo de perder o aparelho, ou perder a garantia, para outros o root significa simplesmente liberdade.

Quando comprei meu primeiro Smartphone sempre me questionei sobre poder ter alguns privilégios e usar algumas funções “extras” como excluir aplicativos nativos que vem instalados na ROM (memória do aparelho), acessar pastas e subpastas e mover para o cartão de memória alguns aplicativos, estes foram as minhas curiosidades que percebi que não eram possíveis em um Smartphone Android comum.
Decidir então pesquisar no Google como conseguir tais funções “extras” e sempre esbarrava no root, tentei outras pesquisas e sempre caia no root, tentei fugir dele, mas não tinha outra forma de obter os privilégios acima citados sem fazer o tal do root. Pesquisei bastante sobre fazer ou não o root e resolvi fazê-lo, executei com o Kingo Root pelo notebook e o Smartphone conectado no notebook, muito fácil sem nenhum problema feito com sucesso, dai então fiz todos os procedimentos que eu tanto queria e não podia anteriormente, posso dizer que o root é liberdade ou mesmo voar, quem tem root está um nível acima dos demais usuários de Smartphones com Android.

Abaixo vou passar para vocês os prós e contras de fazer e usar o root, espero que após ler esta postagem você que está com dúvidas decida se sim ou não para o root.










PORQUE FAZER ROOT?

O fabricante do aparelho modifica o sistema operacional, customizando o mesmo e bloqueando algumas funções mais críticas, estes vários recursos são desativados para proteger o aparelho de mal-uso do cliente. O root surge justamente para desbloqueio e acabar com as limitações permitir acesso full (completo) a todo o aparelho. Assim que “rooteado” temos total controle sobre as configurações, recursos e desempenho do Smartphone Android, resumindo o root é ter acesso a raiz do Android e ter a capacidade de fazer quaisquer modificações.

Após o root, você terá um aplicativo “superusuário” (superSU) este é o administrador do telefone enraizado, isto permite-lhe controlar quais aplicativos têm acesso ao sistema de root ele irá permitir ou negar o acesso total as pastas aos aplicativos que também são “superusuário” (superSU), estes aplicativos são executados somente em um Android com root.









PRÓS PARA O ROOT

Remover aplicativos nativos que vem instalados na ROM do aparelho como (Chrome, YouTube, Hangout, Gmail, Maps e outros), além dos aplicativos do fabricante do aparelho, todos estes citados muitas vezes apenas consomem memória (espaço) apenas.

Instalar e usar aplicativos que apenas funcionam com root como: Titanium Backup, Lucker Patcher, Link2SD entre outros.

Com root você consegue transformar os aplicativos com funções básicas em aplicativos pró ou premium, ou seja, você tem um aplicativo free, mas com o root eles são pró ou premium, graça a alguns aplicativos, outra grande função é remover os anúncios (propagandas, publicidade) dos aplicativos.

Tendo root você pode criar mods.(versão modificada) dos aplicativos, com o root você consegue ter dois, três ou quantas vezes você queira ter o mesmo aplicativo instalado com diferentes perfis no mesmo aparelho, (dois mcent’s, três Psiphon’s, dois Facebook.....)
Modificar a ROM, você pode ter instalado no seu Smartphone ROMS customizadas, mais potentes, e com melhor desempenho.

Outra grande vantagem do root é compartilhar a internet do aparelho tanto pelo cabo como via Wi-Fi, tanta internet da operadora como a internet da Virtual Private Network (VPN).

Podemos congelar determinado aplicativo, desta forma o mesmo não consome bateria e nem consome a banda de internet em segundo plano, podemos fazer cópias de seguranças dentre outras inúmeras funções.


CONTRA O ROOT

Muitos falam em perder a garantia de fábrica, mas conheço pessoas que tinham root teve problemas no aparelho em determinado momento, colocou na garantia e não foi observado nenhum impercílio.

Vírus, todos aparelhos podem ter vírus, mas os aparelhos com root ficam mais susceptíveis aos estragos causados por vírus, pois com o aparelho “rooteado”, o vírus pode assumir poderes de administrador do aparelho e poder mudar desenho de senhas e até mesmo “matar” seu aparelho a depender do tipo vírus.

Atualização do aparelho com root, não é possível diretamente pelo Android (OTA), o sistema detecta automaticamente o root e não faz à atualização, neste caso você terá que fazer pelo computador usando o (Mobile Support Tools) (suporte do fabricante) fabricante do seu aparelho.

Outra possibilidade e você errar ao fazer seu root e “brickar” o seu aparelho (loop infinito) (aconselho fazer o root sem chip de operadora, sem cartão de memória e com bateria carregada e se for pelo computador não mexer em nada para não desconectar o cabo).


FIZ O ROOT E NÃO GOSTEI E AGORA?

O root é algo reversível, esta função chama-se unroot, ao executar esta função seu aparelho volta ao normal perdendo os privilégios do root.

>>>>>CASO QUEIRA AJUDAR ESTE HUMILDE BLOG, VEJA AS OPÇÕES<<<<<

37 comentários:

  1. Eu Havia Feito Root E Mesmo Assim Não Curti Muito Por Conta De Ainda Ter O Peso Da ROM da samsung (touchwiz) então depois de muito tempo resolvi instalar a Cyanogem Mod Essa Foi Realmente a Solução.

    Cara, VC Tá De Parabéns Com Seu Blog VC Ajuda Várias Pessoas Com Essas Configurações Que VC Trás E Agora Ainda Explica Para Pessoas Mais "Amadoras" assuntos que as vezes elas desconhecem. Toda Vez que o Host para de funcionar eu já corro pra cá pq sei q vou encontrar outra.

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Adryan Castro obrigado! isto ai garoto que bom que o blog é visto com esta característica de ajudar de qualquer forma.

      Excluir
  2. Cara Eu Tinha Seu Número E Acabei Perdendo Eu Lembro Que Em Uma De Suas Publicações Tinha Nos Comentários, Mas Faz Tempo e Não Lembro Em Qual Post... Se VC Ainda Poder Falar Seu Número Comenta.

    ResponderExcluir
  3. No Meu Caso Eu Fiz Com o KingRoot Muito Bom O APP que já tem a versão Android o administrador (o superSU do Caso do Cleiton)no meu foi o KingMaster... Eu Gostava bastante dele por ser mais bonito. Fica a dica quem quer fazer root com facilidade baixa o Kingroot apk e instala e executa é muito fácil ele reconhece o seu dispositivo e já baixa os arquivos.

    Posta Algo No Blog Sobre ROMs Personalizadas com A Cyanogem,MIUI etc. E Também outro assunto interessante é sobre recovery que eu acho interessante ter um bem atualizado pra quem tem root e fala sobre alguns deles com o TWRP o CWM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Andryan Castro considero o kingo o melhor, ele faz tudo, em relação as ROM acho meio difícil as pessoas terem interesses, são avessos ao root imagina mudar a ROM

      Excluir
  4. Hoje em dia, todo Android meu,
    eu ponho root!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho root e nem me precupe com isso. Meu celular è LG D337 e eu tenho os drivers e a rom instalada no pc, ai posso tirar l root a qualquer momento sem perder arquivos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Anônimo fazendo tudo certo como vc falou fica perfeito para todos usarem outras rom.

      Excluir
  6. Ta ae pra quem ainda nn conhecia root, parabéns pela postagem !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Jonathan Douglas agora o pessoal sabe muito bem sobre root.

      Excluir
  7. mas e posivel fazer atualizaçoes via OTA com o app expozed e o wanna expozed

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Vinicius Moura falei de uma forma mais simples para quem não conhece a fundo sobre o root, poderei falar sobre expozed quando for um assunto bem mais restrito ao assunto de atualização, mas valeu pela contribuição.

      Excluir
  8. Cleiton Tem alguma configuração da claro
    para o psiphon 82 ?

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde ... Pessoal hoje a Tim cortou o meu sinal H de internet do nada... Ele sumiu.. E nao faz nem uma semana que eu botei créditos ou seja. 10$ reais de créditos teria validade de 30 dias mas os créditos acabaram e só dependia do H para acessar com o app psiphon.. E a tim cortou hoje. E e a segunda vez que está acontecendo isso comigo.. Aqui no estado do RJ ..será que a Tim ..vai fazer igual a vivo.. ? Ela ta esperta.. Alguém sabe alguma solução este caso.. Pois irei por novamente crédito e tenho receios de isso acontecer denovo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente o seguinte:
      Coloque o android em modo offline, aguarde um

      pouco e põe online. Exclui a apn padrão (ponto

      de acesso) e restaura ela. Procure e escolha

      outra rede (as vezes ela fica oculta).Use o HSPA

      Tweaker. Inicie o psiphon (espere conectar) e

      não pare mais ele. Enquanto o psiphon estiver

      conectado dificilmente ele deixa consumir os

      créditos (podendo durar até os 30 dias).

      Excluir
    2. @Anônimo desligando já resolve, comigo já aconteceu várias vezes.

      Excluir
  10. Psiphon na TIM
    e-cdn-preview-7.deezer.com
    ny.www.deezer.com
    cdn-preview-a.deezer.com
    cdn-preview-7.deezer.com
    e-cdn-preview-b.deezer.com
    cdn-preview-1.deezer.com
    cdn-preview-d.deezer.com
    cdn-preview-f.deezer.com
    orange.deezer.com
    api.deezer.com

    ResponderExcluir
  11. Alguem pode me explicar como migra o chip da clarobpor favor nao sei como fazer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @Visionários moviment http://fenomenodanet.blogspot.com/2015/09/claro-internet-gratis-chip-dados-mini.html

      Excluir
  12. Boa noite galera, acompanho o blog a algum tempo de antemão agradecer a Clayton sempre salvando nois, sempre que a tim cai recorro aqui e bingo.
    Agora deixarei minha contribuição. Bom na tim coloquem 12 reais que é o plano do zap, terá dados ligado o mês todo psiphon até cansa, para compartilhar o psiphon é necessário ter a apk instalado em outro aparelho com às mesmas configurações só ligar o seu roteador e o hifi do outro aparelho e net nos 2, se o outro aparelho não funcionar use o pdanet para rotear e dará certo e por fim use o web tunel com o ship da claro fiquei 2 meses sem colocar crédito na claro e os dados móveis continuaram ativo então se o psiphon cair na tim da pra usar o webtunel pra vir no site verificar se foi postada nova configuração o webtunel é lento mais da pra entrar no fenomeno de boa, bom galera é isso, tô tentando achar uma forma de deixar o webtunel ou o psiphon mais rápido se alguém souber de uma forma postem, valew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @salomão postei aqui sobre o plano do zap turbo da tim, o H não some, o web é mais rápido na versão paga, assim me falaram, porém nao sei se realmente é de fato. quanto ao psiphon ele é super rápido.

      Excluir
  13. Galera meu web tunnel conecta normal aí quando vou tentar acessar algo da usuário congelado e para de receber dados....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. @André Luis Jesus nunca vi isto nele, mas de qualquer forma, vá nas configurações e limpe o cache.

      Excluir
    2. Melhor root é o kingo root e o kingroot testei no meu motog 2 android4.4.4 nem oresiza de pc #E métodos vivo pessoal nada? Se alguém souber chama aki 13996768602

      Excluir
  14. Fala ai Cleiton VC sabe de algum método de usar a netflix com VPN, ela ta bloqueando quem usa VPN...

    ResponderExcluir
  15. Fiz Root em um dos meus tables, através do KingRoot e o meu aparelho quase não ligava. Pensei que tinha perdido ele, então mandei para a assistência técnica, eles me mandaram divolta consertado.

    ResponderExcluir
  16. Cara me adiciona no grupo pfv
    11951246298

    ResponderExcluir
  17. Cleiton dos santos parabens pelo blogger man

    Se tiver como me add em algum grupo eu agradeço 075 83671056 vlws man

    ResponderExcluir
  18. Excelente explicação sobre root pra galerinha que ainda não conhece. Uso root a mais de 1 ano fora a custom rom do 4.4.4 com multi janela no win duos Parabéns pelo Blogger

    075 85671056 se possivel add em algum grupo vlws

    ResponderExcluir
  19. Pra mim não presta Android sem Root,
    Todo aparelhp q adquiro no msm dia faço Root,
    Troco a Rom e tal's essa é a vantegem dos androids

    ResponderExcluir
  20. Nenhum desses ta pegando
    e-cdn-preview-7.deezer.com
    ny.www.deezer.com
    cdn-preview-a.deezer.com
    cdn-preview-7.deezer.com
    e-cdn-preview-b.deezer.com
    cdn-preview-1.deezer.com
    cdn-preview-d.deezer.com
    cdn-preview-f.deezer.com
    orange.deezer.com
    api.deezer.com

    ResponderExcluir
  21. Eu cara, gostei do seu post, mas agora quero que você saiba de uma coisa para postar também, nos outros smartphones faz root facilmente, já no Motorola tem que desbloquear o bootloader.

    ResponderExcluir
  22. Parabens pelo blog, só tenho a agradecer a vcs q postam as configurações do psiphon, obg

    ResponderExcluir
  23. Vlw aí aí dono desse blog esse filho de uma puta que posta todos host aí seu infeliz um dia seu dia chega pode ter certeza .....

    ResponderExcluir
  24. Fiz root no meu smartphone e não me arrependo !! ao contrario eu recomendo a todos !! Minha internet era muito lenta no smartphone, e na google play existem apps que prometem turbinar a internet no smartphone desde que tenha acesso root ... instalei e vi a diferença para melhor !! meu celular só vivia travando por que a memoria ram sempre ficava no 0 , instalei um app que promete deixar o celular igual a um cometa usando parte da memoria do cartão de memoria e meu celular ficou realmente rápido !! por tanto Quando acabar a garantia de seu smartphone façam root nele , ... O que eu recomendo é o Kingo Root para PC , pois no celular sempre da erro !!!

    ResponderExcluir